sábado, 16 de maio de 2009

Diagnóstico médico

O ser humano tem desenvolvido um conhecimento muito extenso acerca do funcionamento do seu próprio organismo, dos factores que podem prejudicar esse funcionamento, e das possíveis soluções para as diversas perturbações. Porém, nem sempre é tirado todo o proveito desse conhecimento. Não me refiro sequer às limitações económicas ou outras condicionantes estruturais que impedem que os avanços da medicina cheguem a quem deles precisa: refiro-me sobretudo à inevitável falibilidade de diagnósticos feitos de forma mais ou menos apressada por médicos que, como qualquer ser humano, não podem saber tudo. E para este problema só existe, parece-me, uma solução: o auto-diagnóstico.

O sítio wrongdiagnosis.com, que descobri hoje, pode ser uma excelente ajuda para esse auto-diagnóstico. A funcionalidade "multiple symptom checker" permite começar com um sintoma e ir adicionando sintomas relacionados, um a um, assim restringindo o leque de possíveis doenças. Em cada etapa é apresentada uma lista de sintomas relacionados com os já seleccionados. Não tem que percorrer toda a lista em busca do sintoma que quer adicionar: pode localizar na lista o termo pretendido com a funcionalidade "procurar na página" do seu navegador (pressionando Ctrl-F no Firefox, provavelmente Ctrl-L no Internet Explorer). Uma vez adicionado um número suficiente de sintomas, a lista de doenças tornar-se-á suficientemente curta para permitir uma análise mais cuidada da página de cada doença. Aí encontrará bastante informação sobre os sintomas, possíveis causas, possíveis erros de diagnóstico, tratamentos, etc..

Ao ler a informação disponibilizada neste sítio, talvez comece a relacionar o aparecimento dos sintomas com alguma alteração dos seus hábitos ou algum outro problema de saúde; uma pesquisa num motor de busca poderá ajudá-lo a confirmar ou a refutar essa hipótese. Eu, por exemplo, suspeitava que o consumo excessivo de café pudesse constituir uma sobrecarga para um fígado fragilizado, mas após uma simples pesquisa por coffee liver no Google verifiquei que afinal os dados disponíveis apontam precisamente em sentido contrário. Em contrapartida, verifiquei que diabetes, doença renal e anemia andam frequentemente associadas, algo que não conhecia inteiramente. Talvez seja uma pista; está na hora de perguntar a quem sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário